Entre em contato

Email: contato@direitomedicoemfoco.com

Tel.: +55 (61) 3033-6600 | 3033-6686

Passe o mouse >

Buscar
  • Ana Vogado

Ação estratégica voltada aos residentes da área de saúde para enfrentamento da pandemia do COVID-19


O Ministro da Saúde, na última segunda-feira, instituiu a ação estratégica “O Brasil conta comigo”, por meio da Portaria n.º 492, voltada aos estudantes da área da saúde, para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em continuação à política adotada, no dia de hoje, foi publicada a Portaria n.º 580, agora voltada aos profissionais de saúde, que estejam cursando programas de residência médica e residência em área profissional da saúde, no âmbito de atendimento da população em todos os níveis da atenção à saúde, bem como de gestão em saúde.

A ação estratégica estabelecida nesse dispositivo legal visa a: (i) ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde, em todos os níveis de atenção; e (ii) reduzir o tempo de espera nos atendimentos de usuários do SUS, com condições de alto risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares nos casos de infecção humana pelo coronavírus.

Aos profissionais de saúde que cursam programas de residência financiados pelo Ministério da Saúde, por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais, ou por entidades sem fins lucrativos, será pago o valor mensal de R$ 667,00 (seiscentos e sessenta e sete reais), pelo prazo de seis meses, a título de bonificação.

No programa de residência que trata a Portaria, deve ser garantido aos profissionais de saúde a informação sobre manejo clínico para a contenção do Covid-19 e o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde residentes que atuarem na contenção do coronavírus.

12 visualizações

© 2020 por Malta Advogados.