Buscar
  • Direito Médico em Foco

É preciso conscientização: aliada contra câncer, vacina de HPV ainda sofre preconceito


É preciso conscientização: aliada contra câncer, vacina de HPV ainda sofre preconceito

O HPV, o papilomavírus humano, é o vírus causador dos cânceres de boca, orofaringe, vulva, pênis, canal anal e útero, este último, uma das principais causas de morte oncológica de mulheres no Brasil.


Felizmente, já existe vacina contra esse vírus, a qual, segundo estudo recente realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, reduz em 90% a incidência do câncer do colo de útero.


Por tratar-se de um vírus cuja transmissão de dá principalmente pela via sexual, a indicação é que o imunizante seja aplicado em homens e mulheres a partir dos nove anos de idade, sendo oferecido, inclusive, gratuitamente pelo SUS para meninas entre 9 e 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos de idade.


No entanto, mesmo assim, ainda existe muita resistência em relação à vacina contra o HPV. Essa resistência, apesar de infundada cientificamente, é pautada justamente na origem sexual da doença. Muitos acreditam que a vacina seria “um passe livre” para a atividade sexual, incentivando-a.


Há também quem acredite que quem ainda não iniciou a vida sexual não precisa se vacinar, bem como quem defenda que meninos só devem se imunizar para proteger as meninas, que são aquelas que podem desenvolver o câncer de colo de útero.


Todas essas informações, porém, são falsas. Apesar de a transmissão se dar majoritariamente por meio da atividade sexual, a transmissão do HPV é feita a partir do contato direto com pele ou mucosa infectada, o que pode acontecer de outras maneiras. Além disso, meninos também podem sofrer sérias consequências com o vírus, como o câncer de pênis.


Por todos esses motivos, é de suma importância a conscientização da sociedade sobre a importância da vacinação contra o HPV, para que se entenda os reais perigos do vírus e a importância da imunização.


1 visualização0 comentário

Mensagem enviada......

Entre em contato

Tel.: +55 (61) 3033-6600 | 3033-6686

Entre em contato

Email: contato@direitomedicoemfoco.com

Tel.: +55 (61) 3033-6600 | 3033-6686

Passe o mouse >

logo dmf.png

SHN quadra 1 bloco A salas 221/224

Le Quartier Hotel & Bureau | Brasília-DF

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle