Entre em contato

Email: contato@direitomedicoemfoco.com

Tel.: +55 (61) 3033-6600 | 3033-6686

Passe o mouse >

Buscar
  • Ana Vogado

Ministério anuncia ferramenta para mapeamento de informações sobre a educação na área da saúde


Nessa quinta-feira, dia 06/08, o Ministério da Saúde comunicou o lançamento do SIMAPES (Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde), ferramenta que possibilitará a coleta, análise e publicação de informações sobre as questões da saúde no Brasil, com foco especial na formação e na capacitação dos profissionais da área.


O sistema terá como objetivos aprimorar a formação dos profissionais da saúde, subsidiar a edição de normas gerais e de políticas públicas, monitorar e avaliar dados da educação na área da saúde e auxiliar a atuação dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).


Para a coleta de informações, o SIMAPES será interligado a cinco bancos de dados autônomos: (i) Sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no país (E-MEC); (ii) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); (iii) Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); (iv) Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES); e (v) E-SUS Atenção Básica.

O SIMAPES também será utilizado para identificar as demandas específicas de cada região do país com relação à formação de profissionais da saúde.


O sistema tem como referência o Relatório Flexner, que avaliou diversas universidades e promoveu uma reforma da educação médica nos Estados Unidos e Canadá e espera-se que a nova ferramenta represente um verdadeiro marco para a saúde no Brasil.

0 visualização

© 2020 por Malta Advogados.